Confira aqui a Nota Técnica produzida pelo Instituto Unibanco.
Entenda todos os cuidados para interpretar os dados do Saeb e Ideb 2023, que serão divulgados em breve.
Quais insumos são mais relevantes para que os resultados almejados pelas políticas educacionais sejam alcançados? Como esses atributos devem e são mobilizados pelos estados de maneira a garantir que os estudantes efetivamente aprendam?
As respostas a essas perguntas não apenas possibilitariam um entendimento mais profundo do que contribui para que as ações dos governos deem certo na educação, mas também podem apoiar o aprimoramento das estruturas e das próprias políticas públicas.
Com esse objetivo, uma linha de pesquisa tem se fortalecido no campo da educação pública. Baseada no conceito de capacidades estatais, essa agenda de produção de conhecimento já se debruçou sobre diversas áreas, como saúde, economia e assistência social, e agora vem direcionando suas atenções para as ações governamentais que buscam efetivar o direito à educação dos estudantes.
Este conteúdo do Observatório de Educação reúne algumas das principais referências sobre o tema, buscando contribuir com o entendimento de pesquisadores que estão ingressando na agenda, com ênfase no potencial da interlocução dessa temática com a educação. Além disso, esperamos que gestores aproveitem esse conhecimento e o usem como perspectiva analítica sobre suas redes e políticas, apoiando suas práticas.
Os materiais aqui apresentados trazem as primeiras contribuições do Instituto Unibanco sobre o tema.