[Squidex 7.14.0] Mundo de Evidências
Introdução
[Squidex 7.14.0] "A Série Mundo de Evidências é um estudo baseado na publicação produzida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Education at a Glance (EAG). O EAG tem sido publicado anualmente pela OCDE desde 1992, e apresenta dados sobre educação que possibilita a comparação internacional. Atualmente, a publicação traz informações de todo os 35 países da OCDE e 11 países parceiros como Argentina, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, Índia, Indonésia, Lituânia, Federação Russa, Arábia Saudita e África do Sul. O objetivo deste trabalho é explorar os dados desta publicação e trazer narrativas sobre os seguintes temas: Ensino Técnico, Acesso à Educação, Escolaridade da População Adulta, Conclusão do Ensino Médio, Remuneração e Empregabilidade e Desigualdade de Gênero. Dessa forma, pretendemos enriquecer o debate existente sobre educação com dados internacionais, trazendo novos benchmarks!"
Educação Profissional
[Squidex 7.14.0] Segundo a publicação Education at a Glance (2018), a Educação Profissional pode desempenhar um papel central na preparação dos jovens para o trabalho, desenvolvendo as competências dos adultos e respondendo às necessidades do mercado de trabalho. Entretanto, ainda segundo a publicação, em alguns países essa formação tem sido negligenciada e marginalizada nas discussões políticas, muitas vezes ofuscadas pela crescente ênfase na formação acadêmica geral.
Saiba Mais[Squidex 7.14.0] Acesso à educação
[Squidex 7.14.0] Garantir oportunidades para que as pessoas possam atingir níveis adequados de educação é um desafio. Se, por um lado, essa questão parece estar resolvida até os 14 anos de idade, faixa etária em que o acesso à educação está praticamente universalizado, por outro, entre os 15 e 19 anos, tal desafio se acentua. Nessa idade – seja por atraso, abandono ou questões socioeconômicas –, o jovem vai deixando gradativamente de estudar. Seria uma coincidência isso acontecer na idade de frequentar o Ensino Médio? De que forma podemos compreender esse fenômeno (essa situação)?
Saiba Mais[Squidex 7.14.0] Escolaridade da população adulta
[Squidex 7.14.0] Nos últimos anos, os níveis de escolaridade aumentaram em todos os países da OCDE e parceiros. Entretanto, no Brasil, ainda temos mais da metade das pessoas de 25 a 64 anos sem terem concluído o Ensino Médio. Coortes mais jovens, de 25 a 34 anos, indicam avanços, mas ainda estamos aquém da média da OCDE. Muito se discute sobre a educação de crianças e jovens, mas, o quanto estamos refletindo sobre o grande número de adultos com baixa escolaridade?
Saiba MaisConclusão do Ensino Médio
Segundo a publicação Education at a Glance (2018), o Ensino Médio foi transformado de um veículo de mobilidade social ascendente para um requisito mínimo para a vida na sociedade moderna. Os jovens que abandonam a escola antes de concluírem o Ensino Médio não apenas enfrentam dificuldades no mercado de trabalho, mas também apresentam habilidades cognitivas particularmente baixas em relação àqueles que concluíram o Ensino Médio. Se no Brasil a probabilidade de uma pessoa concluir o Ensino Médio ao longo de sua vida é de 65%, podemos concluir que cerca de 1/3 dos brasileiros terão oportunidades limitadas. Saiba Mais
Remuneração e Empregabilidade
Segundo a publicação Education at a Glance (2018), quanto maiores as oportunidades educacionais maior o número de pessoas qualificadas em todos os países. Profissionais com altas qualificações, além de serem mais facilmente empregados, possuem maior rendimento/ remuneração. Já as perspectivas de mercado de trabalho para aqueles com menores qualificações são relativamente desafiadoras: os profissionais recebem uma remuneração mais baixa e frequentemente desenvolvem serviços rotineiros que correm maior risco de serem automatizados. Dessa forma, o potencial para ganhos mais altos pode ser um incentivo importante para os indivíduos buscarem educação e treinamento. Entretanto, é preciso estar atento para não gerar discrepâncias salarias implicando em altas desigualdades como é o caso brasileiro. Saiba Mais
Desigualdade de Gênero
Apesar de as mulheres terem alcançado níveis educacionais superiores aos dos homens, ainda são minoria nos postos de trabalho. Além disso, em todos os níveis de escolaridade, persiste o hiato de gênero nos salários, e uma grande lacuna é vista entre trabalhadores com educação superior. Em resumo: as mulheres estudam mais, entretanto, acessam menos postos de trabalho que os homens, e, quando acessam, seus salários são mais baixos ainda que ambos possuam a mesma escolaridade. Segundo os dados da publicação Education at a Glance (2018) essa situação ocorre no Brasil e em todos os países da OCDE (incluindo parceiros). Saiba Mais